sábado, 9 de abril de 2011

OS 4 ELEMENTOS DA CULTURA HIP HOP (pt1)

A cultura Hip Hop é formada pelas seguintes subculturas:


DJing: A alma, essência e raiz;


MCing: A consciência, o cérebro;


Graffitti: A expressão da arte;


B.Boying: Representa o corpo através da dança.




DJing


Dj Nkkappa performing no Elinga Teatro

Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de Nova York, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool Dj Herc e Kool Dee. Kool Dj Herc foi o maior e mais seguido de todos os djs do Bronx.

De qualquer modo, em meados dos anos 70, outro jovem Dj que foi inspirado por Kool Dj Herc, Kool Dj Dee e Disc King Mário, começou a aparecer e crescer no cenário da música B.Beat, chamava-se Afrika Bambaata.

Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e faziam as pessoas dançarem como um trovão e decidiu chama-los de Zulu Nation. Nos próximos anos, Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época, apareceu outro Dj com o nome Grand Master Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos break beats. Não foram os Sugarhill Gang, Dj Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, foram realmente Grand Master Flash, Mele Mel, The Kidd Creole e Keith Cowboy que começaram o fenómeno das rimas.

Se existe alguém responsável pela criação da música break beat, foram Kool Dj Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de Hip Hop.



Fonte: fascículo Os 4 Elementos da Cultura Hip Hop de General KS & Drako




J.I

Sem comentários:

Enviar um comentário